O governo de Goiás anunciou na última quinta-feira (16) que o prazo para pagar o IPVA 2025 e o licenciamento anual de veículos com placas finalizadas em 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 foi prorrogado até 31 de outubro. A decisão evita a cobrança de juros e multas.
O prazo original terminaria na próxima segunda-feira, 20 de outubro, mas a mudança visa garantir que todos os contribuintes consigam acessar o sistema de emissão de boletos.
“Decidimos ampliar o prazo porque recebemos relatos de contribuintes que não estavam conseguindo gerar os boletos. Nossa equipe técnica já está trabalhando para resolver qualquer problema no sistema”, afirmou o governador Ronaldo Caiado em postagem nas redes sociais.
Como pagar e emitir a guia
Os proprietários podem regularizar o veículo de várias formas:
-
Emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) pelo portal Expresso: https://www.go.gov.br/
-
Consultar débitos e imprimir guias no site do Detran-GO: www.goias.gov.br/detran
-
Pagar via PIX
-
Usar o aplicativo Detran GO ON
-
Comparecer a qualquer unidade do Vapt Vupt
A alteração no calendário será oficializada em instrução normativa da Subsecretaria da Receita Estadual, que será publicada no Diário Oficial do Estado. Mais de 3,9 milhões de veículos com placas de 3 a 0 serão beneficiados.
Fique atento
-
Quem não pagar dentro do prazo perde descontos: 50% no IPVA de carros 1.0 e motos de até 125 cilindradas e até 10% de abatimento pelo programa Nota Fiscal Goiana.
-
O CRLV só é liberado após a quitação de todos os débitos, incluindo IPVA, licenciamento e multas.
-
Circular com veículo sem licenciamento é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e possível remoção do veículo para o pátio.
Segundo a Secretaria da Fazenda, a prorrogação tem o objetivo de garantir que todos os contribuintes consigam acessar o sistema e gerar os boletos sem problemas.