Mais de 40 projetos culturais de Goiás foram aprovados para receber R$ 6,7 milhões do Fundo de Arte e Cultura (FAC), conforme divulgado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). As iniciativas passaram pela fase de habilitação e análise de recursos, garantindo agora a liberação dos repasses.
Entre os contemplados estão projetos que apoiam festas tradicionais e populares, fortalecem a estruturação de bandas, corais e fanfarras, valorizam a literatura goiana por meio do Prêmio Nacional Bariani Ortêncio e promovem ações de difusão cultural em diversas regiões do estado. A lista completa dos projetos pode ser conferida no portal do FAC.
Ocupa Goiás: cultura em espaços públicos
O resultado do Edital nº 3 – Ocupa Goiás, que incentiva a ocupação artística de espaços públicos, será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira (26) e também estará disponível no portal do FAC.
O programa, que conta com R$ 1,2 milhão em investimentos, vai levar apresentações para o Centro Cultural Trabalhista e a esplanada do TRT 18ª Região, em Goiânia, além de praças e parques em Aparecida de Goiânia e Jaraguá, com dez projetos selecionados em cada município.
Investimento que aproxima a arte da população
Segundo a Secult, os editais reforçam o compromisso do governo em valorizar a produção cultural e aproximar a arte da população, fortalecendo tanto a tradição quanto a inovação nas expressões artísticas goianas. Para artistas e comunidades, o FAC e o Ocupa Goiás representam oportunidades de criação, circulação e visibilidade da cultura local.