Após dias de calor intenso, Goiás deve sentir um respiro com pancadas de chuva isoladas nos próximos dias. O fenômeno é resultado da combinação da umidade trazida da região Norte com a aproximação de uma frente fria, que aumenta a instabilidade em algumas regiões do estado.
De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas do Estado (Cimehgo), o encontro entre massas de ar quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas e eleva a probabilidade de chuvas rápidas e localizadas: “Mesmo que as precipitações sejam passageiras, rajadas de vento e descargas elétricas exigem atenção da população, principalmente em áreas abertas e próximas a árvores”, alerta.
Em Goiânia, a previsão indica sol durante grande parte do dia, com possibilidade de chuvas rápidas, temperatura máxima de 36 °C e umidade relativa variando entre 20% e 60%. Segundo Amorim, “a chuva traz um refresco momentâneo, mas não elimina o calor intenso que ainda predomina no estado”.
O Cimehgo recomenda que a população acompanhe os alertas em tempo real pelo site oficial ou nas redes sociais do órgão. Ao longo da semana, pancadas de chuva de curta duração devem se repetir em diferentes regiões, oferecendo alívio temporário do calor, mas mantendo a necessidade de precaução.