Mais

    Transitolândia promove aprendizado inclusivo para alunos surdos do DF

    Iniciativa do DER-DF adapta atividades para tornar a educação no trânsito acessível a crianças com deficiência auditiva

    Um dia de diversão e aprendizado marcou a manhã e tarde desta quarta-feira (13) para 119 alunos do Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavone (Ceal), do Plano Piloto. A Transitolândia, escola vivencial de trânsito do DER-DF, recebeu as crianças surdas oralizadas, que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares, com uma programação especialmente adaptada para garantir que todos pudessem acompanhar cada atividade.
    Durante a visita, a equipe da Transitolândia priorizou estratégias de comunicação visual e verbal claras, pausadas e direcionadas. Os alunos tiveram a oportunidade de assistir à peça teatral Guardiões da Faixa, explorar a cidade em miniatura e participar de dinâmicas que reforçam hábitos seguros no trânsito. No final, receberam kits de lanche com bebida, salgado assado, barra de castanha e fruta.
    Para o gerente da escola, Afonso Dutra, cada detalhe da visita é planejado pensando na inclusão e na experiência de aprendizado. “Adaptamos nossa comunicação e atividades para que cada aluno aproveite ao máximo, tornando a educação no trânsito acessível e divertida”, disse.
    A iniciativa evidencia o compromisso da Transitolândia em levar educação para o trânsito de forma lúdica e inclusiva. Ao longo do ano, a escola recebe grupos escolares e instituições de diferentes perfis, ampliando a conscientização sobre segurança viária entre crianças e jovens de todo o Distrito Federal.

    Últimas