Taguatinga se prepara para quatro noites de fé, música e celebração. Entre esta quarta-feira (20) e sábado (23), o Taguaparque recebe o Festival Louvai 2025, considerado um dos maiores encontros gospel do Distrito Federal. O evento, apoiado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), deve reunir milhares de fiéis da capital e do Entorno, reforçando a imagem de Brasília como um território de diversidade religiosa e espiritualidade.
A entrada é gratuita, mas o público precisa garantir o ingresso antecipadamente pela plataforma Ticket e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. A organização espera receber cerca de 80 mil pessoas, que poderão acompanhar apresentações de artistas de renome nacional e talentos regionais. “O Louvai reforça o papel de Brasília como cidade aberta a todas as manifestações de fé, além de movimentar a economia criativa e o turismo religioso”, afirma o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
O festival integra uma série de ações do GDF que, desde 2024, passou a tratar o turismo religioso como prioridade dentro de sua política de desenvolvimento turístico. A iniciativa foi consolidada pela Lei nº 7.405/2024, que também incluiu o turismo esportivo como segmento estratégico para a capital.
Segundo o subsecretário de Assuntos Constitucionais da Casa Civil, Kildare Araújo Meira, essa aproximação não compromete a laicidade do Estado. “Sempre que houver interesse público, o Estado pode e deve manter diálogo com organizações religiosas, respeitando os limites constitucionais”, destaca.
Outro exemplo desse compromisso é o Programa Igreja Legal, criado em parceria com a Terracap em 2019. A iniciativa já regularizou 512 imóveis religiosos e assistenciais em diferentes regiões do DF, incluindo igrejas católicas e evangélicas, centros espíritas e templos de matriz africana.
Para quem deseja explorar Brasília a partir da espiritualidade, a Setur lançou o guia bilíngue Rota da Paz – Capital da Esperança, que reúne 12 locais de diferentes tradições religiosas. Entre eles estão o Templo da Legião da Boa Vontade, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Prainha dos Orixás e o Vale do Amanhecer.
“O turismo religioso ajuda a movimentar hotéis, restaurantes e o comércio, além de projetar Brasília como espaço de diálogo, acolhimento e convivência entre diferentes culturas e credos”, reforça o secretário Cristiano Araújo.
De acordo com o Censo 2022 do IBGE, quase metade da população do DF é católica (49,7%), enquanto os evangélicos somam 29,2%. A PDAD 2024, da Codeplan, mostra que o número de evangélicos já chega a 840 mil (28,3% da população). O levantamento também aponta que 46,8% se declaram católicos, 3,3% espíritas, 0,7% adeptos de religiões de matriz africana e 17,7% afirmam não ter religião.
Programação do Festival Louvai 2025
Quarta-feira (20)
18h – Pregador Bispo Renato
19h – Pedro Bertoldo
20h – Banda Luz Live
21h – Banda Family
22h10 – Sara Worship
Encerramento: Ap. Fadi Faraj
Quinta-feira (21)
19h – Daniel Paraíso
20h – Lilian Duarte
21h – Xote Santo
Encerramento: Ap. Ezequias
Sexta-feira (22)
19h – Fernando Fé
20h – Banda Luz Out
20h40 – Camila Barros (pregadora)
22h – Bruna Karla
Sábado (23)
19h – JP Motta
20h – Banda Family
20h50 – Eli Soares
22h30 – Aline Barros