Mais

    Detran reforça campanha de conscientização na Hélio Prates, em Taguatinga

    Iniciativa foca na orientação de condutores, ciclistas e pedestres para um trânsito mais seguro

    Com histórico de acidentes fatais, a Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, volta ao centro das atenções das autoridades de trânsito do Distrito Federal. Ao longo desta semana, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) promove uma série de intervenções educativas para tentar reduzir os índices alarmantes de sinistros na via, que se mantém entre as mais perigosas do DF.

    A primeira etapa da mobilização aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), em frente ao Cemitério Campo da Esperança. No local, agentes de trânsito abordaram motoristas e pedestres com orientações diretas sobre os riscos de comportamentos irresponsáveis, como o excesso de velocidade, o uso de bebida alcoólica antes de dirigir e a falta de atenção, fatores que estão por trás da maioria dos acidentes registrados na região.

    Mas as ações não param por aí. Nesta quarta-feira (2), a equipe do Detran retorna à avenida, desta vez no trecho da QNG 9, próximo à lanchonete Gostey, sentido Ceilândia. Das 9h às 11h, pedestres, ciclistas e motoristas serão novamente abordados com entrega de material informativo e orientações sobre como evitar acidentes, especialmente nas faixas de pedestres.

    O foco nas campanhas de conscientização, segundo o Detran, é uma resposta direta ao cenário preocupante da Hélio Prates. Mesmo com leve queda nos números, a via segue acumulando mortes no trânsito. Em 2015, foram seis vítimas fatais. No ano passado, o número caiu para quatro — redução de 33%. Porém, em 2024, apenas até maio, já foram registradas duas mortes, o que acende o alerta para a necessidade de ações mais efetivas.

    “A violência no trânsito é resultado de escolhas ruins e atitudes perigosas. Por isso, estamos intensificando o trabalho nas ruas, seja com motoristas, pedestres ou ciclistas. Precisamos lembrar que todo mundo tem responsabilidade quando o assunto é segurança viária”, afirmou a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Maria Moreira.

    Além das blitzes educativas na Hélio Prates, o Detran prepara um calendário de mobilizações em diferentes pontos de Taguatinga e Ceilândia, com atuação também em bares, terminais rodoviários, postos de combustível e com entregadores de aplicativo, um público frequentemente exposto aos riscos do trânsito.

    A meta é clara: reduzir o número de mortes e transformar o comportamento da população, principalmente em regiões onde os acidentes já fazem parte da rotina. O recado do Detran é direto: só com atenção, respeito às regras e responsabilidade será possível mudar esse cenário.

    Confira o cronograma das ações 

    Últimas