O trânsito do Distrito Federal foi palco de uma série de ocorrências durante o fim de semana. Entre a noite de sexta-feira (24) e a manhã desta segunda-feira (27), o Detran-DF intensificou fiscalizações em regiões como Taguatinga, Guará, Gama, Planaltina, Lago Norte e Ceilândia, com foco principal em motoristas alcoolizados e na fiscalização de habilitação e condições dos veículos.
No período, foram realizados 644 testes de bafômetro, resultando em 79 multas por alcoolemia, sendo uma de caráter criminal. Entre outros flagrantes, 25 motoristas dirigiam sem CNH, 11 estavam com a carteira vencida e um com a habilitação suspensa ou cassada. A fiscalização também identificou 18 veículos com escapamentos adulterados, uma falta de equipamento obrigatório e 47 infrações diversas.
Um episódio de destaque ocorreu em Taguatinga, durante a Operação 5º Mandamento. Um motorista ignorou a ordem de parada em um bloqueio na QNF 01 e tentou escapar. O helicóptero Sentinela acompanhou a fuga até Vicente Pires, onde o condutor abandonou o carro e se escondeu em um condomínio. A Polícia Militar localizou o homem e o conduziu à 8ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por crime de alcoolemia, confirmado por laudo da PCDF.
Ainda em Taguatinga, a Operação Rescaldo, realizada na manhã de segunda-feira, recuperou dois veículos com registro de furto e roubo: um Fiat Palio vermelho e um Fiat Fiorino branco. Essa ação é estratégica e ocorre regularmente nas primeiras horas do dia, aumentando as chances de localizar carros com restrição legal.
O Detran-DF reforça que as operações de fiscalização são contínuas, com o objetivo de garantir mais segurança viária, coibir condutas de risco e reduzir acidentes no Distrito Federal.
