Mais

    Detran-DF intensifica fiscalização no Areal e registra diversas infrações entre motociclistas

    Ação da operação Sossego resultou em multas por escapamentos adulterados, falta de habilitação e fuga de blitz, reforçando a segurança viária no Distrito Federal

    Na noite desta quarta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu uma nova etapa da operação Sossego, voltada para o combate a irregularidades no trânsito que causam barulho excessivo e comprometem a segurança viária. A ação aconteceu no bairro Areal, entre as 21h e 22h30, e resultou na abordagem de cerca de 150 motociclistas.

    Quase metade dos condutores abordados foi autuada por diferentes infrações. Entre as principais irregularidades flagradas, 20 motociclistas foram multados por utilizar escapamentos irregulares, responsáveis por ruídos que perturbam o sossego da população. Dez pilotavam sem habilitação, enquanto dois estavam alcoolizados. Também foram aplicadas multas a dois condutores com viseira levantada, dois com a Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias, e um com direito de dirigir suspenso. Além disso, 30 notificações ocorreram por outras irregularidades diversas.

    Durante a operação, um motociclista foi autuado por transpor bloqueio viário ao tentar fugir da blitz, configurando infração gravíssima conforme o artigo 210 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir. Outro condutor foi multado por fazer arrancada brusca na frente dos agentes, infração gravíssima prevista no artigo 175 do CTB, com multa multiplicada por 10 (R$ 2.934,70) e suspensão da habilitação.

    Também foi registrada uma motocicleta com problemas no sistema de iluminação. Entre os motociclistas não habilitados, seis estavam transportando mercadorias de forma irregular.

    O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Bruno Baruque, comentou sobre a operação: “As condutas flagradas são muito graves, colocando em risco a vida dos próprios motociclistas e gerando insegurança para todos que circulam nas vias do Distrito Federal.”

    Ele ainda ressaltou o perigo da combinação de álcool e direção: “Pilotos alcoolizados representam um risco elevado, principalmente por não terem proteção em caso de acidentes. Por isso, intensificamos as operações para garantir vias mais seguras e tranquilas para todos.”

    A operação Sossego é uma das ações mais solicitadas pela população por meio dos canais oficiais do Detran-DF, devido ao impacto positivo na redução do barulho causado por escapamentos adulterados e na fiscalização de outras infrações.

    Além da fiscalização contra o ruído excessivo, os agentes aproveitam as abordagens para verificar documentos e as condições dos veículos, atuando para melhorar a segurança no trânsito urbano do Distrito Federal.

    Últimas