Os moradores do Taquari estão prestes a ganhar um importante equipamento público que vai transformar o cuidado e a educação das crianças da região. O primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) do setor habitacional está na fase final das obras e tem previsão para abrir as portas já no próximo ano letivo.
De acordo com o engenheiro Marcos Aires, responsável pela construção, os trabalhos estão avançando nos detalhes finais. “Estamos instalando os peitoris das janelas para iniciar a colocação das esquadrias e portas. Externamente, concluímos a base do estacionamento e agora avançamos para os meios-fios e calçadas”, explica.
Com uma área construída de 1.637,63 m², o Cepi será composto por dois prédios que abrigarão oito salas de atividades com solários e banheiros, dois berçários com fraldários, sala de amamentação, refeitório, pátio coberto e áreas administrativas. Além disso, a área externa contará com um anfiteatro e duchas, aproveitando o amplo terreno para oferecer espaços de recreação ao ar livre, segundo a arquiteta da Secretaria de Educação, Aline Lima.
A unidade terá capacidade para atender até 188 crianças de até 5 anos em período integral, das 8h às 18h, com todas as refeições incluídas — café da manhã, lanches, almoço e ceia. “O Taquari está em expansão e possui muitas famílias jovens, com crianças na faixa etária que será atendida. Teremos um serviço completo que vai facilitar o dia a dia dessas famílias”, destaca a coordenadora regional de ensino do Plano Piloto, Sandra Cristina de Brito.
O Cepi também beneficiará as regiões próximas, como Grande Colorado, Vale da Palha e Varjão. Marcelo Ferreira, administrador regional do Lago Norte — responsável pelo Taquari — ressalta a importância do centro para a qualidade de vida da população local. “Para quem trabalha fora, ter um lugar seguro e confiável para deixar as crianças é fundamental. Isso representa economia de tempo, de transporte e muito mais tranquilidade para as famílias”, afirma.
Atualmente, o Distrito Federal possui 66 Cepis em funcionamento, com maior concentração na região de Samambaia (22 unidades), seguida por Ceilândia (11), Plano Piloto e Taguatinga (cinco cada).
Com a inauguração do novo centro, o Taquari dará um passo importante para garantir educação e cuidado de qualidade na primeira infância, promovendo o desenvolvimento das crianças e apoiando as famílias locais.