A Quadra N de Arapoanga ganhou um reforço importante para enfrentar os períodos de chuva. O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu as obras de ampliação da rede de drenagem no local, uma demanda antiga da população. O novo sistema promete minimizar os alagamentos que, por anos, trouxeram transtornos para quem vive ou trabalha na região.
A intervenção incluiu a instalação de 14 bocas de lobo, a ampliação em mais de 30 metros da rede de captação e um ramal adicional de 10 metros, que permitirá a inclusão de mais três pontos de escoamento. O investimento total foi de aproximadamente R$ 465 mil, com execução da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Segundo o administrador regional de Arapoanga, Sérgio de Araújo, o trabalho faz parte de um plano mais amplo que pretende melhorar o sistema de drenagem em todo o bairro. “Estamos mapeando os pontos mais críticos e levando as melhorias de forma organizada. Começamos pela Quadra N, mas as equipes já estão preparadas para atuar no Conjunto L, onde será feita a correção de quatro esquinas que também sofrem com alagamentos”, explica.
Araújo destaca ainda o olhar do governo para as necessidades do bairro. “Arapoanga tem recebido a atenção que merece. Sabemos que o problema das enchentes impacta diretamente a vida das pessoas e, por isso, estamos priorizando essas obras”, acrescenta.
Quem mora aprova
Para os moradores e comerciantes, as obras chegaram em boa hora. Francisco de Castro Macedo, que tem um comércio na região há quase duas décadas, se diz aliviado. “Todo ano era a mesma coisa: bastava chover forte para ter prejuízo. Com essa estrutura nova, a situação deve melhorar muito. Dá para trabalhar mais tranquilo”, comenta.
A dona de casa Sarah Neves, de 41 anos, compartilha o sentimento de alívio. “Já perdemos noites de sono com medo de alagamento. Agora, é só torcer para que funcione direitinho. A gente precisava disso há muito tempo”, afirma.
A previsão é que as obras de drenagem avancem nos próximos meses, alcançando outras áreas de Arapoanga que também sofrem com o acúmulo de água em dias de chuva.