A partir das 9h desta quinta-feira (10), o Governo do Distrito Federal dará início a uma força-tarefa no Paranoá com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua. A operação, articulada pela Casa Civil, mobiliza diversas secretarias e órgãos públicos para oferecer atendimentos sociais e garantir acesso a direitos básicos em nove pontos da região.
Durante a ação, as equipes levarão até os locais serviços de saúde, educação, assistência social, orientação jurídica, apoio para cuidados com animais, além de programas de qualificação profissional e inserção em políticas habitacionais. Um dos destaques é a oferta de um auxílio emergencial de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel.
Os atendidos também poderão ser encaminhados para abrigos institucionais, fazer cadastro em programas como o RenovaDF, que oferece capacitação e bolsa-auxílio, e receber ajuda para retorno à cidade de origem, em caso de deslocamento interestadual.
Entre os órgãos envolvidos estão as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SES), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico (Sedet), Segurança Pública (SSP), Justiça e Cidadania (Sejus), além da DF Legal, Novacap, Codhab, Detran, SLU, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Antes da operação, equipes técnicas realizaram visitas aos pontos mapeados, identificando perfis e demandas do público que será atendido.
Após o atendimento, as estruturas montadas irregularmente serão desmontadas pela DF Legal. Os pertences dos moradores serão levados para endereços regulares indicados por eles. Caso não haja definição, os objetos serão armazenados no depósito da secretaria, no SIA, onde poderão ser retirados sem custo por até 60 dias.
Pontos de atuação definidos para os dias 10 e 11
Avenida Contorno, em frente à Quadra 18 Conjunto H
129 Norte, em frente à Quadra 32 da Região dos Pinheiros
Área ao lado do Restaurante Comunitário
Margem da DF-001, nos Pinheiros
Estrada Parque Contorno, próximo à Quadra 24
DF-001, KM 13,9 Sul
Avenida Paranoá, Quadra 23, próximo ao Atacadão Droga Center
Quadra 26, Conjunto AG 35, ao lado da Feira do Paranoá
Paranoá Parque, Quadra 3 AE 1, perto do Quartel do Corpo de Bombeiros