A educação ambiental nos parques foi tema da participação do Instituto Brasília Ambiental no 1º Seminário Cidade e Natureza: Teoria e Prática na Primeira Infância, na segunda-feira (18). O evento foi promovido pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em conjunto com Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Secretaria de Educação (SEEDF), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Governo Federal e diversas instituições parceiras.
Na palestra Educação Ambiental nos Parques – Conhecendo o Cerrado, o chefe da Unidade de Educação Ambiental do Instituto Brasília Ambiental, Luiz Felipe Blanco, e a educadora ambiental Mariana Ferreira dos Anjos destacaram a importância das ações educativas nos parques do DF como ferramentas de sensibilização e aproximação das crianças com a natureza. Um exemplo é o Projeto Parque Educador, parceria entre a SEEDF, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e o Brasília Ambiental.
“Garantir que nossas crianças cresçam próximas da natureza é investir em saúde, cidadania e qualidade de vida. O diálogo entre educação, meio ambiente e desenvolvimento infantil é fundamental para construirmos uma cidade mais humana e sustentável”
Celina Leão, vice-governadora
“Garantir que nossas crianças cresçam próximas da natureza é investir em saúde, cidadania e qualidade de vida. O diálogo entre educação, meio ambiente e desenvolvimento infantil é fundamental para construirmos uma cidade mais humana e sustentável”, destaca a vice-governadora do DF, Celina Leão.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, também destacou a contribuição da autarquia: “A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para transformar a relação das futuras gerações com o meio ambiente. Trazer esse debate para a primeira infância reforça o compromisso do Brasília Ambiental em integrar políticas públicas que unam preservação, cidadania e bem-estar”.
*Com informações do Brasília Ambiental