Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a primeira edição do Manual do Programa de Estágio, uma ferramenta que visa detalhar normas, procedimentos e responsabilidades para a gestão dos estagiários vinculados ao governo local.
O material traz informações completas sobre o conceito de estágio, seus benefícios para os estudantes, além de orientações claras sobre jornada de trabalho, bolsa-auxílio, direitos, deveres, seguro e fluxos administrativos. Também explica o uso do Sistema de Gestão de Estágio (Sigest), além de especificar as atribuições de supervisores, executores e gestores envolvidos no processo.
“A publicação é o resultado de um trabalho dedicado e técnico da equipe da Seec-DF, que buscou criar um documento claro e acessível para padronizar os processos, garantir transparência e fortalecer a gestão dos estagiários em todo o Distrito Federal”, destaca o subsecretário de Gestão de Contratos Corporativos, Rodrigo da Silva Neves.
Atualmente, o Governo do Distrito Federal mantém 1.363 estagiários distribuídos entre 686 supervisores, 120 executores locais e suplentes, além de 60 ordenadores de despesas e cinco servidores que compõem a comissão executora do contrato corporativo com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O manual também orienta sobre procedimentos administrativos fundamentais, como solicitações, aceite, recesso, rescisão e pagamento, garantindo que o programa atue de forma organizada e eficiente.
Com linguagem acessível e foco na eficiência, o documento pretende padronizar processos, assegurar transparência e fortalecer a integração entre órgãos públicos, instituições de ensino e estudantes, garantindo que o estágio cumpra seu papel formativo e contribua para a qualificação dos jovens.
A publicação completa pode ser consultada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do Distrito Federal.