O fim de semana foi de fiscalização intensa nas ruas do Distrito Federal. Entre os dias 25 e 27 de julho, o Departamento de Trânsito (Detran-DF), com apoio da Polícia Militar, abordou 608 veículos durante cinco operações realizadas em Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Santa Maria e no Plano Piloto.
As ações, que integram as operações 5º Mandamento, CAISO (Comitê de Áreas Integradas de Segurança Pública) e uma blitz específica para motociclistas, tiveram como foco o combate à embriaguez ao volante e a redução de acidentes.
Durante as abordagens, 36 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Houve ainda autuações por 14 motoristas inabilitados, sete com CNH vencida há mais de 30 dias, um com a habilitação suspensa e outro conduzindo veículo com categoria diferente da exigida.
As equipes também constataram infrações mecânicas e estruturais: 13 por descarga livre ou defeituosa, cinco por ausência de equipamentos obrigatórios, três pelo uso de dispositivos proibidos como estrobos, além de problemas no sistema de iluminação. Ao todo, foram 114 autuações por infrações diversas.
Caso grave: agressão a agentes públicos
A ocorrência mais grave foi registrada na sexta-feira (25), em Samambaia. Um motorista se recusou a fazer o teste do bafômetro e, ao ser informado da remoção do veículo, partiu para a violência. Tentou pegar uma faca dentro do carro, agrediu o operador do guincho com um soco e atacou os policiais com socos, chutes e mordidas. O agressor foi contido e encaminhado à 26ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por desacato, resistência e porte de arma branca.
Mais flagrantes no sábado
No sábado (26), uma motociclista foi flagrada escondendo a placa do veículo, o que configura infração gravíssima, sujeita à multa e remoção. Ainda na Granja do Torto, um motociclista colidiu com uma viatura do Detran-DF após ser fechado por outro veículo. O teste de alcoolemia confirmou a ingestão de álcool. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e passa bem.
Prevenção e segurança
Para o diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Bruno Baruque, a atuação das equipes vai além da punição. “Nosso trabalho é prevenir acidentes e preservar vidas. A fiscalização também tem papel educativo, ao mostrar que comportamentos perigosos no trânsito trazem consequências.”
As ações de fiscalização devem continuar nos próximos dias, com foco ampliado em motociclistas e motoristas reincidentes em infrações.