Mais

    Com investimento de R$ 22 milhões, GDF inaugura duplicação da DF-140

    A obra dobrou a capacidade da pista em sua extensão total, de 14,8 km, e incluiu a construção de uma ponte sobre o Ribeirão Santana para melhorar a segurança e a trafegabilidade de cerca de 20 mil motoristas

    O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, neste sábado (24), a duplicação da DF-140, localizada nas proximidades de São Sebastião e do Jardim Botânico, e a nova ponte sobre o Ribeirão Santana.

    A obra ampliou a capacidade da via em toda a sua extensão de 14,8 km, para melhorar a segurança e a fluidez no tráfego dos cerca de 20 mil motoristas que utilizam a rodovia diariamente. O investimento foi de R$ 22 milhões, com geração de 200 empregos.

    “É um dia de muita alegria para todos nós, uma obra que estava desde 2010 com o projeto inicial e que graças ao trabalho dessa equipe, que é muito boa, está sendo entregue na data de hoje, dando segurança para a população”, celebrou o governador Ibaneis Rocha.

    “Temos que pensar a cidade olhando para o futuro. E essa região aqui a que mais vai crescer, o maior polo de crescimento que nós temos aqui no Distrito Federal é exatamente essa região do Jardim Botânico e do Tororó. São locais bastante acessíveis para as pessoas e nós temos já um grande número de condomínios se instalando”, salientou.

    Ibaneis Rocha listou as ações feitas por este GDF para levar qualidade de vida para as cidades: “Fizemos o viaduto do Jardim Botânico, estamos prestes a iniciar a obra do viaduto de São Sebastião, construímos escolas e creches, trabalhando por toda a comunidade e olhando exatamente para isso. Brasília precisa se desenvolver, precisa crescer, precisa dar condições habitacionais para os seus moradores, coisa que não era pensada no passado e terminou gerando sem número de invasões, que hoje, graças ao trabalho nosso também, estão sendo regularizadas.”

    “A duplicação da DF-140 e a construção da ponte sobre o Ribeirão Santana representam um marco para o Distrito Federal. Uma demanda antiga e legítima dos moradores do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó, que temos a satisfação de transformar em realidade. As obras garantem segurança, mobilidade e conforto, e simbolizam o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de quem vive na região que mais cresce no DF”, enfatizou a vice-governadora Celina Leão.

    Presente na solenidade, o advogado e ex-ministro das Comunicações, ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-deputado federal, Pimenta da Veiga, elogiou o governador Ibaneis Rocha.

    “Podíamos classificar os governadores de muitos modos, mas eu prefiro fazer, de um modo singelo, entre os governadores rotineiros e os governadores transformadores. Não é uma crítica, é uma constatação. A maior parte dos governadores de Brasília foram rotineiros. Cuidaram da limpeza da cidade, dos gramados muito bonitos, da saúde, da educação, da segurança, mas não transformaram a cidade”, comentou.

    “O governador Ibaneis Rocha é diferente. Ele é transformador. Quem tiver dúvida, que rode o Distrito Federal, que vá de Planaltina ao Gama, de Almécegas ao PAD-DF, da Ceilândia à Asa Norte, por onde passar a presença do governo transformando Brasília”, observou Pimenta da Veiga.

    “A minha palavra é apenas de agradecimento. É dizer que esta cidade, por esta sua ação, agora vai se transformar. Todos os sinais estão postos. São novas edificações, são novas empresas chegando, virão empregos e virão também, o que é muito importante, os impostos para pagar esta obra tão importante que está sendo entregue. Portanto, em meu nome, na minha família e acho que de todos os que estão aqui, muito obrigado.”

    Infraestrutura e segurança

    Executado pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER), a duplicação é uma das várias ações do GDF para beneficiar os moradores da região, como a duplicação da DF-001 e o Viaduto do Jardim Botânico. A DF-140 passa por diversos condomínios do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó, além de funcionar como principal rota de acesso a São Sebastião e uma das portas de entrada para motoristas vindos de municípios goianos, como Cidade Ocidental e Luziânia.

    “É uma obra muito importante numa divisa de estado. Mais 3 km para frente chegamos no Jardim ABC, que já é em Goiás, e era uma pista muito perigosa. São 14 km de muito movimento e com essa duplicação trazemos segurança viária para os motoristas, evitando mortes e acidentes”, reforçou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur. “Ao mesmo tempo que fazemos obras de qualidade no centro da capital, fazemos obras às margens do Entorno, para atender essa população rural que tanto precisa do apoio do nosso governo.”

    Últimas